Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, é um casarão em São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro, que abriga exposições de artes plásticas, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais.
O Solar foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira. Em 1892 a propriedade foi vendida ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy. O Solar do Jambeiro foi tombado em 1974 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O edifício é um amplo sobrado erguido em uma chácara arborizada, revestido de azulejos típicos das construções portuguesas.
Em 1997 o Solar foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói para fim de preservação e restauração.
Desde a sua reinauguração, após uma restauração, em 2001, o Solar do Jambeiro tem abrigado exposições, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais. Seus jardins também estão abertos à visitação.
O Solar do Jambeiro é administrado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Niterói
E ainda sobre o teto detalhado você consegue observar uma mulher esculpida, na verdade no teto temos quarto mulheres esculpidas, em cada canto do teto temos uma. elas são nomeadas e caracterizadas sendo as quatro estações. Essa da foto é a inverno por quem me identifiquei, todos aqueles detalhes tão peculiar, e aquelas características tão marcantes que me fizeram apaixonar-me.
Vale muito a pena conhecer o Solar Do Jambeiro que ainda tem um Jardim muito lindo que te faz sentir-se em um lugar mágico.
Fotos por: Lucas Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário